quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Arlequim Português

Ola a todos, esta mensagem é especialmente dedicada ao amigo Gonçalo Ferreira e Armindo Tavares, 2 grandes criadores desta raça, apresento-vos os meus 2 casais de Arlequim Portugues que vou utilizar na criação deste ano, é uma ave que sempre me despertou algum interesse, mas ainda não me tinha disposto a arranja-los. Mas este ano lá fui eu e comprei estas 4 aves. Gostava de saber a vossa opinião acerca de cada uma delas, todas as aves são de 2010, os machos são os "poupa" e as femeas "par".





Macho Gaiola 3







Macho Gaiola 4




Femea Gaiola 4




Femea Gaiola 3


Em principio as aves aves vão ser acasaladas conforme estão:
Macho Gaiola 3 x Femea Gaiola 3
Macho Gaiola 4 x Femea Gaiola 4

Com os melhores cumprimentos,

Tiago Oliveira

3 comentários:

Armindo Tavares disse...

Olá Tiago, boa noite.
Como disse tenho um dedito que adivinha.
Parabéns pela raça escolhida.
Quanto aos exemplares é sempre dificil opinar sobretudo se os canários são de porte e em fotos, mas parece-me que os casais estão equilibrados, os machos são demasiado peitudos e redondos, para além de outros pormenores e as fêmeas aparentam ser melhores exemplares. Tens aí ainda muito "trabalho" mas é assim que se começa o que é preciso é que não tenhas pressa, isso é fundamental, e conheças bem o Standard.
Saudações ornitófilas.
Armindo Tavares.

Gonçalo Ferreira - Mundo dos Canários disse...

Olá Tiago, um abraço.

Obrigado por me reconheceres capacidade de emitir uma opinião e conhecimento nesta raça.

É muito complicado analisar fotos, porque são sempre menos do que aquilo que cada ave vale verdadeiramente.

Como digo repetidamente, e reforço, a cor para mim é secundário porque nesta raça que é «composta» da presença em simultâneo de Lipocromo e Melanica, qualquer que seja o crusamente nasce de tudo, aves com vários tipos de Variegados, mas claros, mais escuros e equilibrados. É sempre uma sorte, mesmo sendo possivel potenciar isto ou aquilo.

Para mim, importante é desenvolver a raça naquilo que ela é, no Porte, que inclui a postura, a plumagem, o tamanho etc.

O que de melhor me parecem ter, é a plumagem, muito justa, sem excessos, o que de si é uma ajuda, e a última fêmea a que melhor carateristicas reune no seu conjunto.

Nesta altura as aves estão sempre mais «gordas», próprio da criação, mas é importante ir de ano para ano alongando e estreitando, e essa plumagem vai ajudar.

Tenta, na ultima postura mudar os machos, e depois comparar os juvenis, saberas ai de alguma forma o patrimonio que estão a passar e o caminho que deves depois seguir, quer em futuros cruzamentos, quer no melhor aproveitamento dos juvenis no plantel do ano que vem.

Este ano, mais que resultados, é um ano de aprendizagem, pelo que, tudo que venha de acrescimo vem acrescentar valor.

Que nascam campeões, e muita paciência, por ainda vais conhecer o patrimonio genetico que estás a juntar.

Boa sorte amigo e felicidades.
Gonçalo Ferreira

_Tiago_Oliveira__ disse...

Boas amigos, sim por fotos é sempre complicado, para mim pessoalmente a ave que gosto mais é a femea da gaiola 3.

Quanto ao opinar sobre isto ou aquilo todos nós somos livres para isso e deve-mos saber ouvir e respeitar os outros mesmo que a nossa opinião seja exactamente o contrario.

Sem dúvida que este ano para mim vai ser para conhecer a raça e ver como a sua genetica funciona.

A todos desejo um bom ano criações.

Cumprimentos,
Tiago Oliveira